LÁ NÃO É AQUI: Argentina enfrenta greve e manifestações contra reforma da previdência - Num Sei Onde

Banner 728x90

Últimas
segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

LÁ NÃO É AQUI: Argentina enfrenta greve e manifestações contra reforma da previdência

Violentos confrontos entre a polícia e manifestantes sacudiram Buenos Aires nesta segunda-feira (18), na praça do Congresso, onde deputados debatiam a polêmica reforma do sistema de previdência e benefícios sociais promovida pelo governo do presidente Mauricio Macri. A confusão durou quatro horas. Ativistas lançavam pedras, garrafas e rojões. Os batalhões policiais fizeram eles recuarem com gás lacrimogêneo e balas de borracha, deixando vários feridos dos dois lados. 

Essa será a segunda vez que o governo tentará aprovar o projeto, que também regulamenta benefícios sociais. Um sessão teve que ser suspensa na quinta-feira passada, devido aos enfrentamentos da polícia com manifestantes, que deixaram feridos e detidos nas redondezas do Parlamento.

Apesar dos confrontos, a Câmara de Deputados tinha iniciado a sessão para avaliar o projeto já votado no Senado, mas teve que fazer uma pausa devido à gravidade dos confrontos. 

Apesar da violência gerada por um núcleo de manifestantes, a maior parte do protesto foi pacífica. Hugo Reynoso, aposentado do município de 74 anos, relatou à AFP que recebe a pensão mínima, de 400 dólares mensais, e que teme que sua renda caia com a reforma, em um país com inflação superior a 20% ao ano há uma década. "Se aproveitam dos mais fracos para cobrir os déficits do Estado, em vez de pedir aos poderosos", lamentou. Continua depois da publicidade

Preocupação 

"Se perdermos poder aquisitivo não sei como vamos pagar medicamentos, contas de gás e luz, tudo aumenta muito rápido", disse Reynoso. "Os deputados vão votar a favor do governo porque se não fizerem isso não vão chegar às verbas do Tesouro. Em qualquer lugar do mundo isso se chama extorsão", afirmou um dos líderes da oposição, o chefe do bloco peronista de centro-esquerda, Agustín Rossi. 
LÁ NÃO É AQUI: Argentina enfrenta greve e manifestações contra reforma da previdência Reviewed by Chico Lobo on dezembro 18, 2017 Rating: 5 Violentos confrontos entre a polícia e manifestantes sacudiram Buenos Aires nesta segunda-feira (18), na praça do Congresso, onde deputad...

Nenhum comentário: